Igreja São Benedito na cidade de Serra Negra - SP
<< VOLTAR


Igreja São Benedito


Igreja São Benedito  em Serra Negra/SP no Circuito das Águas Paulista

A história da Igreja São Benedito começa com a construção de uma capela em terreno mais ou menos onde se localiza hoje a “E.E. Lourenço Franco de Oliveira”. Construída a capela, o poder público denominou aquele local de Largo de São Benedito.
Quase todas as cidades tinham capelas e igrejas dedicadas ao Santo Negro, em virtude da escravatura existente no país.Em 1866, foi fundada em Serra Negra a Irmandade de São Benedito e, naturalmente a primeira capela surgiu e permaneceu no Largo São Benedito até o ano de 1910, quando foi transferida para a Igreja de São Benedito no Alto dos Pinheiros, hoje Largo São Benedito, no final da Avenida Santos Pinto. A construção da Igreja de São Benedito teve seu término em 1913 em terrenos pertencentes aos mesmos proprietários que doaram terrenos para a construção do Hospital Santa Rosa de Lima.
A princípio, a igreja não possuía a torre, no ano de 1961 foi realizada a reforma da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e seu relógio foi doado para ela que na época, construiu a torre, mais tarde foi reformada e recebeu a pintura interna do artista serra-negrense “Cid Serra Negra”.
Além de São Benedito, a igreja abriga também a Santa Negra, Santa Efigênia, sua festa é realiza nos dias 5 e 6 de janeiro e sempre contou com a participação de grupos folclóricos, destacando a Congada. Houve época em que as festas eram tão famosas que atraíam pessoas dos mais longínquos rincões, principalmente pela variedade de quitutes e pelas famosas congadas que vinham do sul de Minas Gerais e do Estado de São Paulo, hoje a Igreja de São Benedito é um ponto turístico e pertence à Paróquia de São Francisco de Assis, antiga capela do Asilo.

Compartilhe


Clima

SERRA NEGRA Clima

Igreja São Benedito
em Serra Negra - SP


Endereço

Av. Santos Pinto 351 Centro | Serra Negra - SP.

Google View Igreja São Benedito

Google Maps Igreja São Benedito

1
Pedir Já!Serra Negra/SP